Depoimentos Coletivos

Reunião Coletiva (Ribeirão Preto - 20.01.2005)
Participaram da reunião
: Anamaria Testa Tambellini, Guilherme Franco Netto, Itamar Salata, Claudinei Nacarato, Regina Abreu, Marco Antônio Barbierie, Maria Aparecida dos Santos (Cidinha), Patrocínio Henrique dos Santos e Marcos Rondon de Assis (Pingo).

Entrevista Coletiva na casa de Anamaria Testa Tambellini  (Rio de Janeiro - 12.11.2004)
Participaram da reunião: Regina Abreu, Guilherme Franco Neto, Anamaria Testa Tambellini, Maria Luísa Testa Tambellini, Elizabeth Moreira dos Santos, Marília Bernardes Marques, Ary Carvalho de Miranda, Alberto Pellegrini Filho, Maria do Carmo Leal, Sérgio Góes de Paula, Maria Elide Bertoletto.

Entrevista Coletiva (Ribeirão Preto - 22.01.2005)
Depoimentos de Álvaro José Cerqueira Netto, Brasilina de Campos Salles Cerqueira, Cássio Ruas de Moraes e Margarida Maria F. Silva de Moraes

Depoimentos Individuais
Alberto Pellegrini Filho
Integrante do PESES/PEPPE. Coordenador de pesquisa da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), sendo este um órgão pertencente a ONU.
Álvaro José Cerqueira Netto
Jornalista do Jornal “A Cidade” (aposentado). Companheiro de partido de Arouca no PCB e no PPS, até recentemente.
Amábile Rodrigues Xavier Manço
Foi colega de faculdade e companheira de partido de Arouca.

Ana Maria Canesci
Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi colega de Arouca no Departamento.

Anamaria Testa Tambellini
Doutora em Medicina Preventiva e Social pela UNICAMP, integra o Departamento de Medicina Preventiva e Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ e é especialista em temas como saúde do trabalhador, epidemiologia e acidentes de trânsito. Foi a primeira esposa de Sérgio Arouca, com quem conviveu como estudante na faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e como professora no Departamento de Medicina Preventiva da Unicamp.
Antônio Alves de Souza
Militante do movimento sanitário e atual secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde.
Antônio Reis Villalobos
Médico psiquiatra na Prefeitura de Ribeirão Preto – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (atualmente aposentado). Foi colega de faculdade, de direção do CA e companheiro de partido de Arouca.
Arlindo Fábio Gómez de Sousa
Estava na Fiocruz quando Arouca chegou, e foi vice-presidente na sua gestão.
Ary Carvalho de Miranda
Chefe de gabinete de Arouca da Presidência da FIOCRUZ, atualmente é vice-presidente da instituição.
Augusto Carvalho
Membro do PCB / PPS; deputado federal pelo PCB / PPS (1987-1999); deputado distrital pelo PPS (2003 até hoje). Membro da Direção Nacional do PPS. Foi colega de bancada de Arouca na Câmara dos Deputados.
Bernardo Mantovani
Trabalha como professor na USP – Faculdade de Bioquímica e Imunologia. Colega de faculdade de Arouca.
Brasilina de Campos Salles Cerqueira
Médica e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foi colega de faculdade e companheira de partido de Arouca.
Carlos Morel
Colega e companheiro do Arouca durante todo o período da Fiocruz, foi vice-presidente da Fiocruz, e sucedeu Arouca na presidência da instituição.
Carmem Lavras
Aluna de Arouca, pró-reitora de Extensão da PUC/Campinas.
Cássio Ruas de Moraes
Médico radiologista no Hospital São Lucas em serviço próprio. Foi colega de juventude de Arouca.
Célia Almeida
Médica, foi aluna do Arouca e veio de Campinas junto com ele.
Christina Tavares
Assessora de imprensa de Arouca durante 18 anos.
Claudinei Nacarato
Advogado. Foi amigo de juventude e companheiro de partido de Arouca.
Cristina Barbosa
Artista plástica e designer gráfica. Foi colega de Arouca nas aulas de tai chi chuan.
Crescêncio Antunes
Militante do movimento sanitário e do PCB/PPS, conviveu por décadas com Arouca, e o substituiu na Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde em 2003, permanecendo no cargo até 2005.
Denise Queiroz
Professora de tai chi chuan, deu aulas dessa arte marcial para Arouca.
Elizabeth Moreira dos Santos
Pesquisadora titular do departamento de endemias Samuel Pessoa da Ensp.
Estevão Ribeiro
Professor de tai chi chuan, deu aulas dessa arte marcial para Arouca.
Everardo Duarte Nunes
Professor de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi colega de Arouca no Departamento.
Feres Sabino
Advogado. Foi companheiro de partido de Arouca.
Fernando Antunes
Membro do PPS. Chefe de gabinete de Arouca na Câmara dos Deputados. Preside a União Nacional dos Analistas de Finanças e Controle (UNACON).
Francisco Campos
Médico, diretor do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva / FM / UFMG.
Gastão Wagner de Sousa Campos
Professor da Faculdade de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi colega de Arouca no Departamento.
Givaldo Siqueira
Membro do PCB / PPS desde os anos 1960. Membro da direção do PCB / PPS desde 1967. Membro da coordenação de campanha de Freire / Arouca em 1989. Membro da Executiva Nacional do PPS.
Guilherme Rodrigues da Silva
Professor da USP, fez parte da banca de doutorado de Arouca, assumindo a orientação da tese.
Itamar Salata
Cirurgião maxilo-facial. Foi amigo de infância de Arouca.
José Aristodemo Pinotti
Colega na Faculdade de Medicina, professor da Unicamp, reitor da Unicamp, participou da banca de doutorado de Arouca, e foi mais tarde colega na Câmara dos Deputados.
José Carlos Arouca
Advogado trabalhista defensor de diversos sindicatos, ex-militante do PCB/PPS. Irmão de Sérgio Arouca.
José Carlos Manço
Professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (atualmente aposentado). Presidente da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT. Foi colega de juventude de Arouca.
José da Rocha Carvalheiro
Coordenador do projeto “Inovação em Saúde” filiado à FIOCRUZ. Foi professor de Arouca na faculdade e colaborou com Arouca na área em diversas passagens de sua vida profissional.
José Gomes Temporão
Conheceu Arouca na Ensp e o acompanhou durante sua vida profissional. Médico e doutor em saúde pública, foi militante do PCB, membro fundador do Cebes, secretario executivo do Inamps (Sarney), subsecretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Brizola, 2o mandato), diretor do Instituto Vital Brasil (Brizola), subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro (César Maia), vice-presidente do CEBES, diretor do Instituto Nacional do Câncer (Lula), interventor do Ministério da Saúde no Hospital da Lagoa (Lula).
José Roberto Tamburus
Professor universitário USP-RP, Odontologia. Foi colega de faculdade de Arouca.
José Rubens de Alcantara Bonfim
Aluno de Arouca, presidente do CEBES, militante do PCB até 1980.
Lúcia Souto
Médica e militante e dirigente do PCB/PPS, foi deputada estadual de 1991 a 1998. Foi companheira de Arouca em seus últimos anos de vida.
Luis Antônio Santini
Militante do PCB, mais ligado ao Hésio, pessoal do Inamps, assessor especial do Arouca na SES/RJ.
Luiz Carlos Azedo
Jornalista, militante do PCB / PPS. Na década de 1980 dirigiu, em São Paulo, o jornal do PCB Voz da Unidade, que foi vendido legalmente nas bancas. Azedo o dirigiu até seu último número, em fins de janeiro de 1992. Membro da Executiva Nacional do PPS.
Luís Fernando Ferreira
Colega e companheiro do Arouca durante todo o período da Fiocruz, médico da área de parasitologia, foi vice-presidente de pesquisa da Fiocruz e presidente da instituição.
Marcelo Pedroso Goulart
Membro do Ministério público, promotoria de justiça do meio ambiente de Ribeirão Preto. Foi colega de juventude de Arouca.
Marco Antônio Barbierie
Membro do Departamento de pediatria da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto USP. Foi companheiro de partido de Arouca, e mais tarde contribuiu com ele na presidência da FIOCRUZ.
Marcos Rondon de Assis (Pingo)
Médico-homeopata e acunpunturista. Foi amigo de juventude de Arouca.
Márgara Cunha
Chefe de gabinete de Arouca na Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde (2003). Membro da Executiva Nacional do PPS.
Margarida Maria F. Silva de Moraes
Médica em patologia – trabalho em laboratório próprio em Ribeirão Preto (MM. Laboratório de Radiologia e citologia LTDA.). Foi colega de faculdade e companheira de partido de Arouca.
Maria Aparecida dos Santos (Cidinha)
Pesquisadora de História, com o projeto “A história de Ribeirão na prática de resistência da classe trabalhadora e demais segmentos progressistas da cidade”. Foi companheira de partido de Arouca.
Maria do Carmo Leal
Pesquisadora titular do departamento de epidemiologia da ENSP-FIOCRUZ.
Maria Dutilh Novaes
Aluna de Arouca, atualmente é professora do Departamento de Medicina Preventiva da USP.
Maria Élide Bortoletto
Pesquisadora aposentada pela FIOCRUZ.`
Maria Luiza Testa Tambellini
Irmã de Anamaria, cunhada de Arouca, professora do curso de serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).
Marília Bernardes Marques
Aluna e colega de Arouca em Campinas, o acompanhou para o Rio de Janeiro.
Mário Hamilton
Grande amigo e conselheiro do Arouca, argentino e exilado político durante a ditadura de 1976 a 1983. Esteve com Arouca na Nicarágua. Especialista em planejamento em saúde.
Nelson Rodrigues
Acompanhou a trajetória de Arouca desde Campinas. Diretor de Articulação Inter e Intra-setorial para a Gestão Participativa, da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde.
Patrocínio Henrique dos Santos
Diretor da associação de bairro, participante da comissão de saúde local (aposentado como motorista). Foi companheiro de partido de Arouca.
Paulo Marchiori Buss
Médico e militante do movimento sanitário desde os anos 1970, é funcionário da FIOCRUZ desde 1976. Lá conheceu Arouca, e preside a instituição desde 2001.
Paulo Gadelha
Militante do PC do B e depois do PT. Criou a Casa de Oswaldo Cruz. Diretor do Museu da Saúde.
Reinaldo Guimarães
Medico e mestre em Medicina Social. Foi militante do PCB, membro fundador do Cebes e fundador do IMS. Responsável pela área da saúde no CNPq. Foi diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Lula). Vice-presidente de Pesquisa da Fiocruz.
Rivaldo Venâncio da Cunha (Sergipe)
Na Fiocruz foi um assessor especial do Arouca. Coordenador da comissão estadual de combate ao dengue na Secretaria Estadual de Saúde.
Roberto Freire
Militante do PCB / PPS desde os anos 1960. Deputado estadual (PE) de 1975 a 1979; deputado federal de 1979 a 1994 e de 2003 até hoje; senador de 1995 a 2003. Candidato a Presidência da República pelo PCB (1989), tendo Arouca como vice. Líder do Governo Itamar Franco na Câmara dos Deputados (1992-1994). Presidente do PPS de sua fundação em 1992 até hoje. Foi colega de bancada de Arouca na Câmara dos Deputados.
Sarah Escorel
Médica sanitarista, Doutora em Sociologia, pesquisadora Titular da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), presidente do CEBES, segunda esposa do Arouca e mãe de Nina, Lara e Luna.
Saraiva Felipe
Atual ministro da Saúde, é militante há décadas do movimento sanitário. Participou do Projeto Montes Claros nos anos 1970 quando conheceu Arouca, e nos anos 1990 foi seu colega na Câmara dos Deputados.
Sebastião Loureiro
Professor da Universidade Federal da Bahia, conheceu Arouca quando foi fazer a residência em Medicina Preventiva na USP/Ribeirão Preto nos anos 1960.
Sérgio Ferreira
Professor de farmacologia agora, já aposentando, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foi colega de faculdade de Arouca.
Sérgio Góes
Coordenador do PESES/PEPPE junto com Arouca.
Sônia Fleury
Psicóloga e mestre em sociologia, professora da Fundação Getulio Vargas, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, consultora do Bird. Foi militante do PCB e fundadora do CEBES. Grande teórica da Reforma Sanitária, seu livro “Ciências Sociais em Saúde na América Latina” é uma referencia na área. Organizou o livro comemorativo de 21 anos de CEBES “Saúde e democracia a luta do CEBES”.
Sylvain Levy
Diretor de Informação e Comunicação para a Gestão Participativa, da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde.
Ziraldo Alves Pinto
Renomado desenhista e escritor, tendo dezenas de livros publicados em diversos países. Participou das campanhas eleitorais de Arouca.



Abertura | Apresentação | Equipe
Contexto Sócio-Político | Fases da Trajetória | Cronologia | Depoimentos
Relatórios Finais da Pesquisa | Desdobramentos da Pesquisa | Bibliografia